Como denunciar e defender os animais de maus-tratos

Comunique à polícia e ao Ministério Público (MP) abusos e violência contra animais silvestres e domésticos no seu estado.

 

 

Abusos e maus-tratos contra animais silvestres ou domésticos configuram crime ambiental e devem ser comunicados à polícia ou ao Ministério Público (MP).

Os animais silvestres também podem ser denunciados à polícia florestal (onde houver) e ao Ibama, por meio da linha verde: 0800-618080 (ligação gratuita).

Animais silvestres e domésticos

Os animais silvestres (ou selvagens) são aqueles que vivem ou nascem em um ecossistema natural, como florestas, rios e oceanos. Eles são classificados em nativos (brasileiros) e exóticos (estrangeiros). Os nativos compreendem o lobo-guará, a onça-pintada, o mico-leão-dourado, a piranha, o boto, o curió, o papagaio e a capivara. Já os exóticos são o leão, o tigre, o elefante, o pavão, o canguru e os outros animais que não fazem parte da fauna brasileira.

Já os animais silvestres são aqueles que não vivem em ambientes naturais e tiveram o seu comportamento alterado devido a convivência com o homem. Por exemplo: cães e gatos. Os cavalos também são animais domésticos, pois dependem do homem para alimentá-los.

Para fazer uma denúncia, no Ibama, clique aqui:

Confira o endereço do MP no seu estado e faça uma denúncia:

Acre

Amapá

Amazonas

Rio de Janeiro

Minas Gerais

São Paulo

Ceará

Bahia

Maranhão

Rio Grande do Norte

Maceió

Rio Grande do Sul

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Pará

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rondônia

Roraima

Santa Catarina

Sergipe

Tocantis

 

FONTE: GLOBO REPORTER – G1/GLOBO.COM

 

 

Telefones para Denuncias Baixada Santista

  • SANTOS/SP

– Codevia – Antiga Zoonose
3203-5593 / 3203 – 2903

Ouvidoria Disque Denuncia
0800-112056

Policia Ambiental/Florestal
(13) 3358-4669

Ibama
(13) 3227-5775 / 3227-5776

  • GUARUJA

Policia Ambiental/Florestal
(13) 3354-2800

Disque Meio Ambiente
0800-113560

SEMAN – Serviços de Proteção Animais
(13) 3596-1882

  • SÃO VICENTE

Zoonose
(13) 3561-1604 / 3561-0354

  • CUBATÃO

Zoonose
(13) 3375 – 2259

 

 

 

 



6 Comments to Como denunciar e defender os animais de maus-tratos

  1. SOU CERTO

    Moro no bairro do ferreira contra mim as pessoas do bairro já fizeram de tudo , já chamaram á zoonose para mim , á policia , á prefeitura e sempre voultaram sabendo que á acusação era mentira á minha será verdade tem um cão ao lado de minha casa que sofre maus tratos , está com sarna á mas de 1 ano e ninguem trata e ninguem o ve só fica preso e sofre muito se casa alguém pode ajudalo seria muito grato , o endereço é R Joaquim Darcas numero 6 casa de esquina com á Carlos de mesquita.

  2. Dani Oliveira

    Não leve seu animal para o Pet Shop Bicho Zen em São Paulo. A veterinária Ana Paula não gosta de animais, sua clínica na Vieira de Moraes é quente e não tem gaiolas o suficiente para os animais, além de estarem enferrujadas e quebradas. Levei minha cachorrinha Mel para um banho e ficou super estressada – mais do que o comum. Eu vi uma garaota que trabalha lá limpando o chão com as toalhas que secam os animais!! Absurdo! Sem tirar que fui reclamar do banho e tosa a veterinária me xingou, mando eu tomar naquele lugar e ir procurar outro pet shop.
    Fique atentos! Descobri outras reclamações deste lugar de pessoas que moram aqui no Campo Belo, como banhos e tosas mal feitas, ferimentos e vacinas mal aplicadas!

  3. caroline

    gostaria de saber onde ligar para denunciar maus tratos aos animais a qqr hora do dia…outro dia ( um domingo a noite) meu vizinho estava batendo em seus cachorros, chutava, esguichava a vap na cara deles…eu gritei do meu apto que ia chamar a policia, meu marido foi ate a casa dele dizer que estava vendo tudo e iria chamar a policia. Então liguei tres vezes para a policia eles não me deram a minima, na ultima ligação desligaram o tel na minha cara. O que fazer nessas horas? me senti uma incapaz em poder ajudar aqueles animaizinhos.

  4. luiz

    por favor saiu ontem na internet a casa o endereço onde um cocker esta sendo maltratado ficando sem agua e sem comida no porao e no escuro a cachorra chora o da todo venham resgatar nao aguentamos mais a dona e agressiva tentamos dar comida quase fomos agredidoso endereço e vinconde de faria n 13 b.campo grande santos canal 2

  5. gercina miranda

    quero denunciar naus tratos e abandono a um animal cao de grande porte pelagem preta definhando de fome e desnutrido e desidratado e possivalmente doente devido ao descaso de ex dono e vizinhos que disseram nao ter nada a ver com o animal que nao se importam en ajuda-lo eu nao temho condiçoes de transporta-lo pois e grande e esta debilitado os tais vizinhos catolicos que se dizem caridosos tem como transporta-lo e nao estao nem ai para ele e ainda dao desculpas de falta de tempo e ate um deboche com uma vida e o tempo que eles arrumam para estarem em uma intrnet e outras coisas superflas ele precisa de ajuda urgentemente esta jogado em uma calçada poderiam ajuda-lo?isso e crime ao meio embiente aos animais.rua coellho netto centro sao luis maranhao.agradeço se se importarem.gessika

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSSMais notícias:

  • Could not connect to Twitter