Cães e Gatos morrem de fome, frio em Cubatão

Animais impedidos de morar com seus tutores morrem de frio, fome e tristeza, em Cubatão (SP)

Desde o início do ano, moradores vêm sendo sendo removidos dos bairros Cota, nas encostas da Serra do Mar, em Cubatão (SP), para ocuparem conjuntos da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) – novas unidades habitacionais, especialmente construídas para as pessoas que, durante décadas, moraram em áreas de preservação ambiental e de também de alto risco.

Cães foram impedidos de partir com seus tutores (Créditos: Denise Araújo)

abandono1 No entanto, assim que começaram as remoções, os moradores foram proibidos de levar os seus animais, sendo obrigados a abandoná-los nas piores condições. Muitos cães e gatos ficaram para trás, sofrendo de frio e de fome.

Conforme publicado na ANDAANDA, o secretário estadual da Habitação, Lair Alberto Soares Krahenbühl, chegou a liberar oficialmente a permanência dos animais nas novas unidades habitacionais, mas segundo Denise Araújo, integrante do grupo de proteção animal ADVAC (Associação em Defesa da Vida Animal), a situação continua preocupante. “As autoridades não estão tomando nenhuma providência para abrigar os animais que foram abandonados. Estimamos que sejam cerca de 5.300 famílias. Muitos dos animais nós conseguimos resgatar, alguns morreram e outros vivem na mata até hoje. Precisamos de ajuda, as autoridades não estão fazendo nada para cuidar desses animais”, denuncia Denise.

A protetora conta que o secretário estadual da Habitação, Lair Alberto Soares Krahenbühl, se comprometeu em utilizar recursos para a construção de um abrigo para os animais. “Estivemos com o secretário Lair e formamos um grupo de trabalho com a PM de Cubatão e o Ministério Público. Nós já apresentamos um projeto chamado Abrigo Picollina, mas nada acontece e enquanto isso os animais estão morrendo”, relata Denise.

Alguns animais não resistiram e acabaram morrendo de fome ou de frio (Créditos: Denise Araújo)

chegamos-tarde-300x225 A ADVAC já realizou 9 mutirões de castração em bairros carentes de Cubatão, esterilizando cerca de 950 animais. “Conseguimos uma parceria com uma empresa de meio ambiente daqui, por isso conseguimos pagar os veterinários e os medicamentos necessários”, conta Denise, indignada com a ausência de políticas públicas voltadas para a proteção dos animais.

Segundo a protetora, é preciso unir esforços para denunciar essa atrocidade de que estão sendo vítimas os animais abandonados: “precisamos nos unir, acredito que só possamos conseguir algo se denunciarmos a todos o que está acontecendo”.

Mobilização pelos animais

Quem quiser entrar em contato diretamente com a secretaria da Habitação e cobrar providências sobre a situação de maus-tratos e abandono a que estão sendo submetidos cães e gatos membros das famílias transferidas para as novas unidades habitacionais, basta acessar diretamente a página da Ouvidoria e preencher o formulário de denúncias.

Muitos gatos também ficaram desamparados (Créditos: Denise Araújo)

Clique aqui para enviar a sua mensagem.

Nota da Redação: As imagens falam por si. Em cada olhar triste e perdido desses animais vemos o descaso, a indiferença e a falta de responsabilidade das autoridades envolvidas na remoção desses moradores. Os cães e gatos, que antes faziam parte das famílias transferidas, agora são simplesmente descartados pelo caminho. É deprimente, injustificável, vergonhoso que seres inocentes vivam e morram de frio, de fome e de tristeza, ao serem proibidos de viver junto de seus tutores. Que tipo de autoridades são essas, incapazes de agir em favor de seres indefesos, incapazes de mover esforços pela justiça e interceder pela vida?

Fonte: “Anda”


About Animal S.O.S

Ola, Meu nome é Andrea tenho 30 anos, casada. Sou apaixonada pelos animais, luto por eles. Fiz esse site/blog para ajudar nossos animais abandonados e maltratados da Baixada Santista. Acredito que cada um pode fazer um pouco e assim juntos podemos dar uma vida digna para esses animais que precisam de um lar, de carinho e atenção. View all posts by Animal S.O.S

19 Comments to Cães e Gatos morrem de fome, frio em Cubatão

  1. eliane menezes

    tenho uma cadela akita que esta com um tumor e nao tenho como trata-la estou desesperada, alguem pode me ajudar,meu tel. 13 88245171…..desde ja agradeço

    • Alexandra

      Mas ela já foi diagnosticada? O que você precisa ?? Obrigado !!

  2. keila angela dos santos

    moro em cubatão amo os animais tenho 2 cachorras i macho preciso castra o macho porque ja cruzaram e fiquei com mas uma femea como fazer para castra o macho. obrigada.

  3. jr

    eu morava no vale do cuiabá na regiao serrana do rio afetada pelas enchentes e sempre alimentei 4 gatos todos os dias q vinham a minha casa pedir comida. tive q sair de lá e minha preocupaçao é q passei tanto tempo alimentando-os com raçao e agora q nao estou la , eles morram de fome. queria saber se o gato revive seu instinto e é capaz de se alimentar sozinho, comendo lagartixas e esse tipo de coisas.

  4. Rose

    Me da uma dor imença no meu coração,saber que essas criaturinhas,tinham amor,comida e uma caminha pra dormir,hj estão abandonados pela estrada e mata,com esse frio os nossos Puliticos não tem coração,e com certesa não tem DEUS no coração…permitir uma maldade dessas…acham que são “herois” eu te dou uma casa melhor,mas em troca seu ” MELHORES AMIGOS” FICAM PRA TRÁS… eu tinha uma Cocker ela morreu de velhice…adotei um cachorinho na ONg veralata,vou me mudar mas ja mais o deixarei pra traz…
    bjs e que DEUS tenha piedade desses ANIMALZINHOS QUE SÃO E SEMPRE SERÃO NOSSOS VERDADEIROS AMIGOS !!

  5. isbella carrolline

    eu fiquei indiguinada com a cituação desses animais eu só tenho onze anos mais se eu pudesse ajudar eu ajudaria

    • VILMA SOUZA

      eu tambem ajudaria eu sontenho 7 anos se eu pudesse eu ajudaria mais eu tenho muito bicho em casa uma galinha um galo um coelho macho que esta quaze morrendo porque nao quer come um filho de coelho macho amae dele do coelinho dois cachorros machos dois ratos e e quatro gatos 1 vemia e tres machos tcha que deus os abençoes estes bichinho amem

  6. Inês

    O governo tem que tomar uma providência em favor destes animais e se cada um adotasse um destes bichinhos isto não estaria acontecendo, tem que haver uma política que proteja os animais, já está na hora de arregaçarmos as mangas e ajudar fazendo passeatas e campanhas em favor dos bichos.

  7. karina

    queria pedir a ajuda de vcs para resgatar algus cachorros e gatos que estâo sendo mautratados por morados, passam fome e frio mes passado alimentei um destes animais muitos ja morreram envenenados.algums morradores ficam preucupados por algumas doenças que são trasmiciveis como a sarna etc por favor ajudem esses pobres animais

  8. sabrina

    eu queria reclamar de matratos de cachorros.
    no bairro onde eu morro tem muitos cachorros (A) nas ruas todos morrendo de fome.
    eu queria que vcs pudecessem ajudar a eles

  9. janaina

    se as reclamaçoes e abaixo assinados nao estao valendo tem que ser na base da vergonha ,fazer uns protestos manifestaçoes assim a midia vem e quem sabe essa cambada de vermes tomam vergonha na cara,sao tudo um bando de safados

  10. Lucy Figueiredo

    Espero que com a ajuda de todos vocês nós cheguemos a conseguir um pouco mais de humanidade por os nossos animais de Cubatão. Obrigada.

    Lucy Figueiredo
    Resilimpa Tecnologia Ambiental de Cubatão

  11. Victor Barrera

    MONSTRUOSIDADE DA CDHU!
    discriminaçao também é tirar os direitos de quem tem animais ao seu cuidado!

  12. monica santos

    Minha indignação … já postei minha reclamação na ouvidoria

    venho por meio desta como cidadão do Estado de São Paulo , cobrar solução urgente a situação
    de abandono de animais que vem ocorrendo nas enconstas da serra do mar em Cubatão , onde familias estão deixando os animais a propria sorte ,é de responsabilidade de seus donos e de quem estã os abrigando , garantir um local digno aos animais que ali se encontram . Não é possivel que nada será feito , abandono de animal é crime e vejo que este esta sendo assintido e incentivado por essa instituição , que acaba saindo cumplice de toda essa irresponsabilidade , esse email estará sendo direcionado a midia brasileira . Aguardando solução emergenciasl sobre o problema . Ass Contribuiente !

  13. Andrea Lozano

    Lamentável…..num país onde Tiriricas, mulheres frutas e outras aberrações da natureza como essas, se candidatam para decidir como gastar nosso dinheiro, exista pessoas que ainda pensam assim, impedindo que essas famílas levem consigo seus animais.

  14. Teresinha Winter

    No início da transferência das famílias, assim que elas foram proibidas de levar seus animais, os grupos de proteção poderiam ter acionado o Ministério Público. Conversar com prefeito, secretários e vereadores é mais infrutíero do que falar com senadores. Não tem raça mais triste de político do que prefeitos e vereadores, com seus respectivos puxa-sacos. O que tem de acontecer é avisar as pessoas que podem ir lá recolher seus animais e levar pro novo local. Daí, os que ficarem podem ser ajudados. Essa grande quantidade não será atendida, a maioria vai morrer, além de, DE NOVO, os protetores terem de assumir compromissos que são de OUTROS, ou melhor, do PODER PÚBLICO, que, diga-se de passagem, é uma PORCARIA.

  15. Elaine Barbosa Duarte

    Peço solução para o descaso das autoridades em Cubatão/SP – Animais morrem de fome, frio e tristeza! URGENTE!!Pois eles tiveram que ser abandonados pelos seus donos pois foram transferidos para um conjunto habitacional,cães e gatos,morrem de fome isso é um absurdo….desumano…ajudem pelo amor de Deus…

  16. Elaine Barbosa Duarte

    Peço solução para o descaso das autoridades em Cubatão/SP – Animais morrem de fome, frio e tristeza! URGENTE!!Pois eles tiveram que ser abandonados pelos seus donos pois foram transferidos para um conjunto abtacional,cães e gatos,morrem de fome isso é um absurdo….desumano…ajudem pelo amor de Deus…

  17. Christina Giometti

    Ola Denise
    Já tentou a Linha Verde : 0800618080.
    Lá tem vários setores prá fazer denuncias.
    É uma dica.
    Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSSMais notícias:

  • Could not connect to Twitter